segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Pecado: Origem, Natureza e Alcance


Bispo J.C.Ryle
trechos do livro "Aspectos de la Santidad": você pode achar o texto completo no livro "Santidade" vendido pela Editora Fiel


A Origem e a Fonte do Pecado


Nossa pecaminosidade não começa desde fora de nós, mas sim de dentro. Não é o resultado de uma má educação nos primeiros anos; não é algo copiado de maus companheiros e de maus exemplos. Não! É uma enfermidade familiar com a qual nascemos, herdada de nossos primeiros pais: Adão e Eva. "Por um homem entrou o pecado no mundo" (Romanos 5:12). O mais belo bebê nascido esse ano não é "um pequenino inocente", mas sim um pequenino pecador. Só observem como se desenvolve e cresce e logo verão nele os germes do engano, do mal caráter, do egoismo, do capricho, da obstinação, da avareza, dos zelos e da paixão, que, se são tolerados e ficam sem correção, crescerão tão rápido como a erva daninha no jardim. Quem ensinou essas coisas a criança? Só a Bíblia pode responder essa pergunta! "Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem." (Mateus 7:21-23)



Alcance do Pecado


Não devemos cometer nenhum equivoco sobre isso: a unica base segura para nosso entendimento é o que a Bíblia ensina."Toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente."(Genesis 6:5), "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso" (Jeremias 17:9). O pecado é uma enfermidade que invade todas as faculdades de nossa mente: o entendimento, os afetos, os poderes de raciocinio e a vontade, todos estão infectados. Inclusive a consciência está cega de tal forma que não é possível confiar nela como um guia seguro para o reto comportamento, a menos que seja iluminada pelo Espírito Santo.

Tudo isso pode ficar oculto por uma aparência exterior de cortesia. É verdade que muitos seres humanos possuem algumas nobres faculdades e mostram uma imensa capacidade para alcançar a excelência nas artes, na ciência e na literatura. Porem, é um fato de que nas coisas espirituais estamos 'mortos'. Naturalmente não temos temor nem amor de Deus em nossos corações. O melhor em nós está tão misturado com a corrupção, que o contraste unicamente serve para demonstrar o alcance do pecado em nós.

O poder do pecado é tal que, até mesmo depois de ter experimentado a conversão pela obra do Espírito Santo em nossas vidas, sentimos ainda sua força. Nunca nos desfizemos das raízes do pecado em nós. Quanto aos crentes, podemos estar certos é que o pecado está debilitado e contido pela graça de Deus em nós. Porem, temos que diariamente pelejar a batalha entre ops desejos dfa carne e do espirtito, e isso é um testemunho do enorme poder e da vitalidade do pecado.



Maldade do Pecado


Eu não creio que nós, com nossa inadequada concepção do pecado, possamos jamais captar sua extrema feiura aos olhos de Deus. Um cego não pode notar a diferença entre uma obra de arte famosa e um rude sinal em uma aldeia; um surdo não pode notar a diferença entre um simples apto e um grande orgão.

Temos que fixar em nossas mentes o que o profeta diz sobre Deus: "Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal" (Habacuque 1:13), e que, portanto, "a alma que pecar, essa morrerá." (Ezequiel 18:4). Inclusive dos lábios de Jesus temos as palavras: "E irão estes para o tormento eterno" (Mateus 25:46). Estas são palavras terríveis quando consideramos que estão escritas no livro de um Deus misericordioso!


FONTEBispo J.C.Ryle




Nenhum comentário:

Postar um comentário