sábado, 14 de janeiro de 2012

O Que Significa Ser Soldado de Cristo?


por Átila Calumby
“Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.” (2 Timóteo 2:3-4).
É bem sabido, como dizem as próprias forças militares que a profissão militar: “caracteriza-se por exigir do indivíduo inúmeros sacrifícios, inclusive o da própria vida em benefício da Pátria”.
Fato é que a vida cristã não é fácil, por vezes temos algumas derrotas, fracassos, lutas, assim como inúmeras vitórias. Somos, por vezes alertados nas Escrituras que estamos em guerra; guerra contra poderes e potestades malignas, guerra contra nossa própria carne e guerra contra o mundo. Essa tríade maligna deve ser combatida a qualquer custo nem que para isso entreguemos nossa própria vida em combate. Sabemos que perseguições e provações podem acontecer, mas devemos ter em mente que todas essas coisas são para o nosso próprio bem, pois é a forma que Deus, nosso Senhor, nos treina para sermos cada vez mais aprovados em seu regimento!
Em sua segunda carta a Timóteo, já prestes a ser executado, o velho soldado de Cristo, Paulo de Tarso, não poderia ter dado conselho melhor a seu filho na fé, ele o chama a suportar a guerra, suportar as lutas e todo o sofrimento como todo bom soldado deve fazer, e de maneira nenhuma priorizar os seus negócios da vida civil, mas vivendo para fazer a vontade do supremo general, o Senhor dos Exércitos.
A meta de todo soldado cristão é buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas lhes serão acrescentadas.
No Cerimonial Militar do Exército diz que: “a carreira militar não é uma atividade inespecífica e descartável, um simples emprego, uma ocupação, mas um ofício absorvente e exclusivista, que nos condiciona e auto-limita até o fim. Ela não nos exige as horas de trabalho da lei, mas todas as horas da vida, nos impondo também nossos destinos. A farda não é uma veste, que se despe com facilidade e até com indiferença, mas uma outra pele, que adere à própria alma, irreversivelmente para sempre".
Assim também Deus nos chama a viver conforme suas ordens e vontade! Ser cristão não é uma profissão, mas uma vocação, um estilo de vida, um chamado divino! Nós não somos convocados apenas para dias específicos ou momentos específicos, mas para viver todas as horas da nossa vida em Cristo Jesus. Erram aqueles que só querem estar em missão quando em tempos de paz!
Alistar-se no Exército de Cristo não é algo carnal e independente de nossa vontade, na verdade aprendemos das Escrituras que a convocação e incorporação à tropa ocorrem de maneira sobrenatural, um verdadeiro milagre divino. Em João 6:37 Jesus ensina que “todo aquele que o Pai, me der, virá a mim, e de maneira nenhuma eu o rejeitarei.” Aprendemos assim que é o Pai (Deus) quem monta esse exército de acordo com a Sua própria vontade.
Ser soldado de Cristo é algo irreversível, é um serviço constante e que dura toda nossa vida, até que chegue finalmente o dia das nossas tão merecidas férias no descanso de Deus.
Uma coisa interessante, é que a Palavra “SENHOR dos Exércitos” que é um adjetivo de Deus aparece aproximadamente em 285 passagens, isso nos mostra a grandeza desse grande Senhor a quem servimos de todo coração.

Na Próxima Reflexão: como que é nossa farda!

15 comentários:

  1. Olá, estou preparando uma mensagem pra hoje sobre Paulo comparando a vida cristã à carreira de soldado e o seu texto é muito bem feito, parabéns. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Seremos um Soldado eternizado pela espada de Jericó. Lutaremos contra o inimigo desse mundo, e eternizaremos a vitória junto com o Pai de todos e ele nos abençoará com seu manto sagrado do Espirito Santo. Pierre Lux.

    ResponderExcluir
  3. gostei do texto mas só existe uma pequena descontextualização do texto quando se refere em buscar o Reino e as "demais" coisas serão acrescentadas, não existe as "demais" e sim a palavra "todas essas coisas" que se refere aos versiculos acima, Mt 6,33, as demais coisas são superfulas e todas essas coisas são necessidades e são estas que Deus não deixa faltar, mas sobre o texto está muito bom mesmo parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, irmão.
      Primeiramente, parabéns ao autor pelo excelente texto. Me ajudou bastante no que estava procurando!
      Ouvi uma pregação há pouco tempo que enfatizava exatamente isto que falou. Tornou-se comum dizer "as demais coisas", principalmente quando se analisa o versículo isoladamente; mas um pouco acima, em Mt 6:25 temos " Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?". Depois de alguns exemplos, temos finalmente em Mt 6:32-33: "Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
      Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

      Que a graça e Paz do Senhor esteja com todos nós! Amém!

      Excluir
  4. gostei do texto mas só existe uma pequena descontextualização do texto quando se refere em buscar o Reino e as "demais" coisas serão acrescentadas, não existe as "demais" e sim a palavra "todas essas coisas" que se refere aos versiculos acima, Mt 6,33, as demais coisas são superfulas e todas essas coisas são necessidades e são estas que Deus não deixa faltar, mas sobre o texto está muito bom mesmo parabéns

    ResponderExcluir
  5. Parabéns que Deus te abençoe a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns que Deus te abençoe a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  7. Que a cada dia nós venhamos ser soldados de Cristo

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo lindo texto,que deus continue te abençoando...A páz do Senhor jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  9. tenho que morrer todo dia , para aprender a ser um bom soldado de cristo, e participante de suas aflições

    ResponderExcluir
  10. tenho que morrer todo dia , para aprender a ser um bom soldado de cristo, e participante de suas aflições

    ResponderExcluir
  11. tenho que morrer todo dia , para aprender a ser um bom soldado de cristo, e participante de suas aflições

    ResponderExcluir
  12. tenho que morrer todo dia , para aprender a ser um bom soldado de cristo, e participante de suas aflições

    ResponderExcluir
  13. tenho que morrer todo dia , para aprender a ser um bom soldado de cristo, e participante de suas aflições

    ResponderExcluir
  14. tenho que morre todo dia , para aprender a ser um bom soldado de cristo, e participante de suas aflições

    ResponderExcluir