sábado, 24 de setembro de 2011

Liberdade Ainda Que Tardia

Átila Calumby. 

Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. João 8:36

É muito fácil de encontrar nas Escrituras um grupo de pessoas conhecidas atualmente como legalistas. Fato é que a Igreja sempre foi alvo do legalismo religioso, isso tanto no Antigo Testamento quando no Novo.

 Mas o que é esse tal legalismo? Segundo o filósofo Gordon Clark, o legalismo é: “a teoria de que um homem obtém e merece sua salvação fazendo boas obras ou obedecendo a lei.” Sabemos que ninguém é salvo ou justificado por obras da Lei, muito pelo contrário, a Palavra nos diz que: Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2:8-9). No entanto não podemos confundir liberdade com libertinagem, e legalismo com obediência.

A Bíblia nos diz que o pecado, ou seja, aquilo que nos separa de Deus, é a transgressão da Lei. Nós nascemos mortos em nossos pecados e delitos, e nosso coração está longe de Deus. No entanto, é a Lei que nos mostra quem somos realmente, e a melhor forma de agradar o nosso Deus é tentando fazer a sua vontade que está na Lei. Isso não quer dizer que somos justificados por ela, mas que por causa da Graça, que é superior a Lei, nós obedecemos a vontade de Deus que está nos mandamentos. Ora, então é a graça a principal causa de obedecermos a Deus, e ela mesma quem faz a lei nascer em nossos corações, não para que sejamos salvos pela Lei, mas cumprimos a Lei por conta da Graça. Não praticamos as obras para sermos salvos, mas porque somos salvos!

Uma duvida que acaba surgindo é: se nascemos mortos, como então conseguiremos nos voltar para Deus? O próprio Deus nos responde em Mateus 19:26: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis".  A verdade é que Graciosamente o próprio Deus é quem faz com que nos acheguemos a Ele, é Ele quem nos justifica. O Senhor mesmo que promete: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. (Jr 31:33). Deus em Cristo é o nosso redentor, é mediante a fé nele que somos salvos, ele é a porta, o caminho da libertação. E ele mesmo nos diz que: Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei (João 6:37). Isso confirma que a Graça de Deus é quem nos concede todas as coisas.

Não se deixem enganar meus irmãos, libertem-se da escravidão do legalismo! Fujam desses que semeiam falsas doutrinas e pisam na Graça de Deus. Sejam livres em Cristo, livres para obedecer a vontade do nosso Deus, mas de forma alguma usem de sua liberdade como desculpa para a libertinagem, fazendo o que Deus não aprova. Usando a Graça como desculpa para o pecado.

O apóstolo Paulo dizia: “Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens” (1 Co7:23). A graça nos torna livres, o legalismo em contrapartida nos torna escravos!  O conhecimento da verdade nos libertará como diz a escritura, e Cristo é essa verdade! Busquem a sã doutrina hoje e serão verdadeiramente livres.

Liberdade ainda que tardia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário