segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Os Salmos e o Reino de Cristo.



Os Salmos e o de Reino de Cristo


Átila Calumby



O livro dos Salmos contém verdades extraordinárias, principalmente a cerca do Messias que haveria de vir. Este foi um dos livros mais usados por Jesus em seus ensinos e além de abordar uma diversidade de temas ainda trata com precisão a questão do Reino e do Domínio de Cristo sobre a terra.


Já no inicio do livro, o Salmo 02 fala o seguinte:


"Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte". Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: "Tu és meu filho; eu hoje te gerei. Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade. Tu as quebrarás com vara de ferro e as despedaçarás como a um vaso de barro". Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra. Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor. Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!


Comentando a cerca disso o escritor de Hebreus fala o seguinte:


... mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.  O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa... ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles. Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: "Tu és meu Filho; eu hoje te gerei"? E outra vez: "Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho"? E ainda, quando Deus introduz o Primogênito no mundo, diz: "Todos os anjos de Deus o adorem".  Quanto aos anjos, ele diz: "Ele faz dos seus anjos ventos, e dos seus servos, clarões reluzentes". Mas a respeito do Filho, diz: "O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.


O que é perceptível nos dois textos, tanto de forma profética nos Salmos, quanto de forma concreta em Hebreus é que Deus constitui o seu filho Jesus Cristo como Rei de todas as coisas. Isso é visto novamente em Hebreus como em I Coríntios.


... Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra; tudo sujeitaste debaixo dos seus pés". Ao lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito... Em I Co diz: Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque ele "tudo sujeitou debaixo de seus pés". Ora, quando se diz que "tudo" lhe foi sujeito, fica claro que isso não inclui o próprio Deus, que tudo submeteu a Cristo.  Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que Deus seja tudo em todos.


Paulo trata de algo comum no Salmo 02 que é a sujeição de tudo ao Messias, antes e também como um sinal do final dos tempos. Ele recebeu as nações por herança, recebeu o poder e o domínio sobre tudo, e reinará até que tudo esteja de acordo com sua vontade.


Por isso em Mateus 24 Jesus enfatiza que o Evangelho do Reino será pregado a todas as nações antes do fim. Por que Cristo assumiu um Reino em Caos e progressivamente o organizará pela força do Evangelho, até o dia do Fim, onde finalmente o entregará a Deus com todos os inimigos vencidos. Por isso Jesus é enfático no inicio da resposta a seus discípulos nesse capitulo em dizer: “Cuidado, que ninguém os engane.” E inicia a resposta pelos sinais que não seriam o fim. Ele fala de falsos Cristos, guerras, pestes, fome, falso profetas, iniquidade, contudo sempre lembrando: “mas ainda não é o fim”. E nesse caso permita-me ser redundante: Não se enganem, por que este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.


O próprio Cristo ordena a grande comissão como inicio dessa era missionaria, sempre frisando seu poder e autoridade: “aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".


Essa autoridade precede a ordenação da grande comissão. E é justamente através da loucura da pregação que as nações serão conquistadas pela ação do evangelho. Aquela pequena semente de mostarda, em meio ao caos, progredirá até o tempo da ordem, em que se tornará a maior das hortaliças.


O Salmo 08 reafirma: Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste: Todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.


É impossível ler tais coisas e não perceber que as profecias do Domínio de Cristo são claras e reais. Nunca foi uma gnose espiritual, mas algo que se concretizará no tempo e no espaço. O Salmo 22 fala justamente disso: “Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,  pois do Senhor é o reino; ele governa as nações.”


Para o Salmista o Rei não atua apenas sobre a Igreja, mas sobre as nações, ao ponto delas se prostrarem ao Rei.


As Profecias nos Salmos são claras: ... Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão... Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.  Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão; por mais que os procure, não serão encontrados. Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar... Mas os ímpios perecerão; Os inimigos do Senhor murcharão como a beleza dos campos; desvanecerão como fumaça... os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre. (Salmo 37)


Precisamos como crentes fiéis a Deus crer em suas promessas. Mesmo que aos nossos olhos tudo pareça desabar. Sabemos que Deus pode mudar todas as coisas, e sua palavra não pode falhar. E se a Bíblia diz que Ele reinará até que o Reino de Deus seja estabelecido, logo assim será. E é nisso que temos que colocar a nossa fé. Ou isso ocorrerá como dizem as escrituras ou a Bíblia é uma falácia.


Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança, destrói os escudos com fogo. "Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. "  (Salmo 46)


Batam palmas, vocês, todos os povos; aclamem a Deus com cantos de alegria. Pois o Senhor Altíssimo é temível, é o grande Rei sobre toda a terra!  Ele subjugou as nações ao nosso poder, os povos colocou debaixo de nossos pés, e escolheu para nós a nossa herança, o orgulho de Jacó, a quem amou. Deus subiu em meio a gritos de alegria; o Senhor, em meio ao som de trombetas. Ofereçam música a Deus, cantem louvores! Ofereçam música ao nosso Rei, cantem louvores!  Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte. Deus reina sobre as nações; Deus está assentado em seu santo trono. Os soberanos das nações se juntam ao povo do Deus de Abraão, pois os governantes da terra pertencem a Deus; ele é soberanamente exaltado. (Salmo 47)


Pois o mundo é meu, e tudo o que nele existe (Salmo 50:12b)


Exultem e cantem de alegria as nações, pois governas os povos com justiça e guias as nações na terra. (Salmo 67:4)


Floresçam os justos nos dias do rei, e haja grande prosperidade enquanto durar a lua. Governe ele de mar a mar e desde o rio Eufrates até os confins da terra. Inclinem-se diante dele as tribos do deserto, e os seus inimigos lambam o pó. Que os reis de Társis e das regiões litorâneas lhe tragam tributo; os reis de Sabá e de Sebá lhe ofereçam presentes. Inclinem-se diante dele todos os reis, e sirvam-no todas as nações. (Salmo 72)


Destruirei o poder de todos os ímpios, mas o poder dos justos aumentará. (Salmo 75)


Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, glorificarão o teu nome. (Salmo 86)


Voltará a haver justiça nos julgamentos, e todos os retos de coração a seguirão. (Salmo 94)


O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés".  O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominarás sobre os teus inimigos! (Salmo 110)


O cetro dos ímpios não prevalecerá sobre a terra dada aos justos, se assim fosse, até os justos praticariam a injustiça.  (Salmo 125)


Todos os reis da terra te renderão graças, Senhor, pois saberão das tuas promessas.  Celebrarão os feitos do Senhor, pois grande é a glória do Senhor! (Salmo 138)


Quantas provas mais os crentes precisarão ver pra se renderem a promessa do Senhorio de Cristo e perceberem que Deus pode trazer vida a um vale de ossos secos quando lhe apraz?


É senso comum entre os Reformados de linha presbiteriana que já vivemos no milênio (alegórico), período que foi inaugurado com a ressurreição de Cristo, inicio do Reino Messiânico. Cremos que Satanás está “em correntes” com poder reduzido. Será que nem assim Cristo poderá vencer o mal? A verdadeira resposta é que Cristo venceu. E querem eles queiram ou não o evangelho conquistará cada canto desse planeta, de mar a mar ele reinará, e as nações se curvarão a ele.


Finalizo com duas frases para reflexão:


“Não há um único centímetro quadrado em todos os domínios da existência humana sobre o qual Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: é meu!” ( Abraham Kuyper)


“Nossa Doutrina, porém, sublime acima de toda glória do mundo, invicta acima de todo poder, importa que seja enaltecida, pois não é nossa, mas do Deus vivo e de seu Cristo, a quem o Pai constituiu Rei, para que Domine de mar a mar e desde os rios até os confins do orbe das Terras (Sl 72:8; 72:7). E De tal forma, em verdade, deve ele imperar, que, percutida só pela vara de sua boca, a TERRA toda, com seu poder de ferro e bronze, com seu resplendor de ouro e prata, ele a despedaçará como se outra coisa não fosse senão diminutos vasos de oleiro, na exata medida em que os profetas vaticinam acerca da magnificência de seu REINO (Dn 2.32-35; Is 11.4; Sl 2.9)” (João Calvino).